VAMOS FALAR DE DESIGUALDADE RACIAL?
- Arte no Dique
- 16 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de ago. de 2019
Fala galera, tudo blz ?
Assunto importante: vamos falar de desigualdade racial?
Dois sociólogos, Florestan Fernandes e Roger Bastide, chegaram a conclusão em uma pesquisa feita pela decada de 50, que somos um pais extremamente rascista. Porém é um rascismo velado, ou seja, sempre conhecemos alguém racista, mas nunca somos.
E quando não reconhecemos que existe um problema, como podemos resolver ?
O mito da democracia racial sempre existiu em nosso país, e um dos pontos usados na época, é que em comparação com outros países, o Brasil era muito harmonioso e gentil com a diversidade, pois por exemplo, nos Estados Unidos, existia o "Regime de Segregação" que era lei e na África do Sul, existia o "Apartheid"
E essa ideia foi sustentada pelo Gilberto Freyre, caso alguem tenha vontade de se aprofundar, procure a obra "Casa Grande e Senzala".
Por isso, existe um mito aqui no país, onde diz que sim, existe democracia racial e, esse mito impediu brancos e até negros de compreenderem as raízes da situação.
Se existe rascismo, existe desigualdade racial e se existe desigualdade racial é porque não existe democracia.

"Pow Isaac, então não existe democracia plena no Brasil ?
Pois é, o Democracy index, afirma que somos o 51° país quando se fala de democracia, ( lembrando que um dos fatores necessários para se ter uma democracia é,
o respeito às minoriais e a busca pela equidade), ou seja o Democracy Index coloca o Brasil, como uma democracia falha.
Também queremos ser um país meritocratico, mas não somos um pais meritocratico, pois se a gente observar a situacão socioeconómica dos brancos e negros, vamos perceber que existe uma grande diferença. A situação dos negros é muito inferior.
Dos 10% mais pobres os negros são 78,5%
E os 10% mais ricos só 20% são negros
Ou seja, existe meritocracia e igualdadade racial ? E se a nossa situação é inferior e a gente acreditar que aqui no Brasil a meritocracia existe, no fundo a gente só vai conseguir justificar essa diferenciacão pelo fato dos negros serem inferiores e todos nós sabemos que isso não é verdade.
Texto de Isaac Santos.

Kommentare