top of page
Foto do escritorArte no Dique

Região em Pauta - Cultura

29.07.2019


No dia 29.07.19 o Arte no Dique foi representado pelo seu presidente José Virgílio Leal de Figueiredo no evento “ A Região em Pauta – Cultura”, evento organizado pelo nosso parceiro Grupo Tribuna e que contou com outros grandes nomes da cultura da cidade de Santos e do estado de São Paulo como: o atual Secretário de Cultura de São Paulo Sergio Sá, Danilo Miranda diretor do geral do Sesc, Raphael Leal Secretário de Cultura de Santos, Renato Di Renzo - projeto Tamtam, José Luis Tahan – Tarrafa Literária, Gustavo Lobo – circo Rudá e Lourimar Viera – Teatro Do Caos.

O Evento teve início com uma belíssima palestra sobre cultura dentro do cenário atual do pais, celebrada por Danilo Miranda, que colocou veementemente suas opiniões sobre cultura, e sobre as principais responsabilidades dela dentro de uma sociedade. Explicou como os produtores tem de agir para que os problemas sejam combatidos e pediu para “educarmos” as crianças, para que elas possam criar identidades culturais próprias.

Em seguida os produtores regionais tiveram a oportunidade de mostrar seus significativos projetos para o público, além de discutir sobre o momento cultural do país, novos projetos e solicitar melhoras para a cultura local. Zé Virgílio presidente do Arte no Dique “Temos de ter mais atenção dos empresários da sociedade civil, eles tem de investir em cultura e assim como o poder público tem de criar políticas públicas para que as pessoas consigam ter acesso a cultura, nosso país passa por um sucateamento cultural e só com inteligência e criatividade vamos conseguir sair dessa, porque isso não pode acontecer”.


A parte final o evento contou com as falas dos secretários de cultura do Estado de São Paulo e cidade de Santos, Sergio Sá e Raphael Leal, ambos falaram um pouco do atual governo, projetos já realizados e novas políticas públicas a serem desenvolvidas pelas secretárias.

Sá em suas falas deixou claro que o Estado de São Paulo entende cultural como atividade principal e defendeu a participação direta do Governador em alguns projetos, deixou claro também que a cultura tem de entender a importância da Economia Criativa como desenvolvimento do segmento cultural, além de responder todas as a perguntas da plateia e se colocar à disposição para sanar todos os problemas da região principalmente o acesso do movimento cultural a antiga Cadeia Velha, hoje sendo utilizada pela AGEM e projeto Guri.

O Secretário de cultura de Santos apresentou dados dos projetos feitos pela cidade, falou dos projetos de formação de público que vem acontecendo nas escolas municipais, e também se mostrou solicito a atender as demandas dos produtores locais, disposto a atender as solicitações e atua junto a sociedade para o desenvolvimento local. Raphael falou também do prêmio conquistado por Santos como “cidade criativa em audiovisual”.

0 visualização0 comentário

Comentarios


bottom of page