TERRA DO NUNCA!
- Arte no Dique
- 31 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de ago. de 2019
Para acredita em sonhos, vos trago a partir de hoje as histórias da "Terra do Nunca" ter nada.

Uma Terra de Arnaldo, Maria, Isabela e Jorge. Um local à noroeste, geograficamente afastado e politicamente excluído. Desde o princípio sua história é de luta, construída com o suor dos imigrantes em busca de uma vida melhor. Uma Terra do Nunca, nunca vista ou projetada. Uma terra chamada zona noroeste.
Desde 1970 a zona noroeste, em Santos - São Paulo, é o território em maior processo de expansão urbana do município de Santos. Os interesses nos territórios da zona noroeste cresceram decorrente da escassez de espaços para lotear em torno do lado leste e sudeste do município. Porém, suas ocupações iniciaram a partir de 1950 com populações provindas sobretudo do nordeste brasileiro em busca de melhores oportunidades de vida.
Para construir essa nova zona, os primeiros residentes tiveram que superar diversos contratempos para terem acesso a saúde, educação e lazer. Recursos que até certo tempo eram particulares das áreas leste e sudeste. No entanto, esses primeiros moradores resistiram e atualmente residem na zona noroeste mais de 110 mil habitantes, que contribuem diretamente para o crescimento da cidade, obtendo e produzindo conhecimento e diversas histórias.
Histórias e conhecimento quais iremos compartilhar nesse novo projeto nomeado de “Terra do Nunca”, cujo o objetivo é trazer mais visibilidade para a zona noroeste, a partir do diálogo com os moradores, compartilhando suas histórias, culturas e artes, mostrando desta forma que nós pessoas periféricas produzimos conhecimento e podemos escrever com coerência sobre nós mesmos.
Eu, me chamo Isabela Brito. Moradora da comunidade do Mangue Seco há 21 anos, historiadora e parte do Arte no Dique.
Texto de Isabele Brito.
Commentaires